Biologia

segunda-feira, junho 04, 2007

Poluição atmosférica


A atmosfera do planeta é uma excepção na medida em que é dos raros recursos naturais que é compartilhado pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos sobre esta são globalmente sentidos.
Tendo em conta que os problemas que advêm da
atmosfera representam perigo para os organismos têm-se vindo a desenvolver estudos sobre o efeito estufa e a consequente destruição da camada de ozono, para além de provocar as chuvas ácidas, fenómenos estes que contribuem grandemente para a poluição atmosférica.
A poluição do ar é a principal responsável pelo
efeito estufa e está por detrás de inúmeros problemas ambientais e de saúde.
Destruição da camada do ozono

O que se entende por camada de ozono?
Da radiação solar que atinge a superfície da Terra, 45% corresponde ao espectro visível (luz visível), 45% a radiação infravermelha e 10% a radiação ultravioleta.
Uma maior intensidade desta última, seria incompatível com a vida na Terra.
O ozono (O3) encontra-se especialmente nas camadas superiores da atmosfera (estratosfera) a 15 km da superfície e forma um escudo (cerca de 30 km de espessura). Esta fina camada constitui a única protecção da Terra para filtra os raios ultravioletas do Sol, permitindo assim a existência de vida na Terra.
De que forma se está a destruir esta camada?
As moléculas de clorofluorcarbono, passam intactas pela troposfera, que é a parte da atmosfera que vai da superfície até uma altitude média de 10.000 metros. Em seguida essas moléculas atingem a estratosfera, onde os raios ultravioletas do sol aparecem em maior quantidade. Esses raios quebram as partículas de CFC liberando o átomo de cloro. Este átomo, então, rompe a molécula de ozónio (O3), formando monóxido de cloro (ClO) e oxigénio (O2).