Biologia

segunda-feira, março 19, 2007

Alergias




Alergias
As alergias representam um estado de hipersensibilidade mediado por mecanismos imunológicos. São uma resposta anormal de defesa do organismo diante da presença de agentes estranhos (alérgenos) que normalmente não afectam a maioria das pessoas.
Estas reacções são provocadas pelos mastócitos,células que contêm grânulos de heparina (acção anticoagulante) e histamina (provoca reacções alérgicas). Os indivíduos com predisposição hereditária acabam por produzir anticorpos em maior quantidade de uma classe especial, chamada Imunoglobulina E (IgE), que se fixam às membranas dos mastócitos. Caso entrem em contacto com os seus antigénios (alérgenos) específicos, promovem a libertação do conteúdo celular para o meio extracelular, desencadeando processos alérgicos. Os pacientes alérgicos apresentam uma elevada concentração de IgE e de eosinófilos.

Os órgãos mais comummente afectados são a pele, os olhos, os ouvidos e os tractos respiratório e gastrointestinal.


Principais Alérgenos:
Ácaros do pó da casa
Pólen
Alguns alimentos
Picadas de insectos




3 Comments:

  • At 5:10 da tarde, Blogger Daniela said…

    olá!!! esta publicação sobre as alergias está na mnh opinião muito esclarecedora...
    bju

     
  • At 12:53 da manhã, Blogger Micaela said…

    Bem, porquê que por vezes os alimentos mais saborosos são os que provocam a maior parte das alergias?!!é preciso ter azar! (isto referindo-me somente aos alimentos como fonte de reacções de hipersensibilidad).
    esclarecedora a tua postagem!!

     
  • At 3:37 da tarde, Blogger Soraia said…

    Pois é. De facto, por vezes, os alimentos que mais gostamos são aqueles que nos provocam alergias. No entanto, deixo aqui uma informação: há relatos de pessoas que afirmaram que deixaram de ser alérgicas a certos alergénios. Penso que este assunto das alergias será, a curto prazo, trabalhado em grande escala pela Biotecnologia...

     

Enviar um comentário

<< Home