Biologia

segunda-feira, março 19, 2007

Sistema Imunitário


O sistema imunitário (também conhecido como sistema imunológico) compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos, como bactérias, vírus ou parasitas.
Existem dois tipos de mecanismos de defesa: os inatos ou não específicos, como a proteção da
pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a segregação de lágrimas; e o sistema imunitário adaptativo, como a ação direccionada dos linfócitos e a sua produção de anticorpos específicos.


O sistema imunitário é composto por órgãos linfóides, células e moléculas que estabelecem entre si uma complexa rede de comunicações, e tem como finalidade permitir a nossa defesa contra infecções provocadas por agentes patogénicos como as bactérias, os vírus, os fungos ou por alguns parasitas eucariontes. É um sistema que assiste e suporta o balanço entre o "eu" (self) e o "não - eu" (non-self) ao longo da vida, desenvolvendo e activando mecanismos e estratégias próprias.




3 Comments:

  • At 5:16 da tarde, Blogger Cristiana said…

    Olá geninha!! O teu blog está muito original...a matéria do sistema imunitário é muito importante porque ajuda-nos a perceber melhor as nossas defesas contra agentes estranhos...bjhx

     
  • At 8:15 da tarde, Blogger Daniela - Biologia 12º Ano said…

    Olá!...Géninha o teu blog está muito bem eleborado e rico em informação... gostei da postagem do sistema imunitário porque é fantástico o modo de actuação do nosso organismo face a certos agentes, por exemplo, bactérias e vírus.

     
  • At 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ola gena! este teu trabalho nao tem nada de novo do que aprendemos na aula mas vem sempre enriquecer os nossos conhecimentos a respeito da matéria. bjinho.

     

Enviar um comentário

<< Home