Biologia

terça-feira, outubro 03, 2006

Fecundação


A fecundação (fertilização) é um processo que se inicia com o contato entre o espermatozóide e o ovócito (óvulo) e finda com a fusão do material genético contido nestes gametas. Este contato se dá especificamente entre receptores presentes na zona pelúcida (em vermelho) do ovócito e ligantes localizados na membrana citoplasmática do espermatozóide. O contato receptor-ligante induz a reação acrossômica: liberação das enzimas contidas no acrossoma, que têm a função de perfurar uma passagem para o espermatozóide através da zona pelúcida até a membrana citoplasmática do ovócito. O contato entre as membranas citoplasmáticas do espermatozóide e ovócito, induzem neste último, a reação cortical: exocitose das enzimas contidas nos grânulos corticais localizados na periferia do ovócito. As enzimas liberadas durante a reação cortical provocam modificações na zona pelúcida (marrom crescente), levando ao seu endurecimento e inativação dos receptores. Estas alterações, denominadas reação zonal impedem, na maioria das espécies, definitivamente, a penetração de outro espermatozóide (polispermia) no ovócito. O contato das membranas citoplasmáticas dos gametas, induzem ainda, a ativação do ovócito: retomada da divisão meiótica que havia sido suspensa na metáfase II. Com a fusão das membranas citoplasmáticas, o material contido no espermatozóide é transferido para o ovócito. O material genético do espermatozóide (pró-núcleo masculino) e o do ovócito (pró-núcleo feminino) fundem-se e preparam-se para a primeira clivagem da, agora, denominada célula ovo ou zigoto.

3 Comments:

  • At 8:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O teu trabalho sobre fecundação está mt bem conseguido mesmo na linguagem está muito cientifico...eu gostei imenso pois ajudou-me a compreender melhor este processo complicado que é a fecundação.
    Espero que também comentes o meu trabalho "Da Fecundacão á Nidação"

     
  • At 10:15 da tarde, Blogger Professor José Salsa said…

    Um texto interessante, que pormenoriza e esclarece alguns aspectos da reacção acrossómica.
    Valia a pena adaptar alguns termos que ainda se encontram em português do Brasil...

     
  • At 11:38 da tarde, Blogger Unknown said…

    o comentariio aciima me ajudoou mt , pra realizaar um trabaalho que eu ja tinha quebraado mt a cabeça tentaando compreendeer e naaao tinha compreendido , fico mt grata , By: myriaan '

     

Enviar um comentário

<< Home