Biologia

segunda-feira, junho 04, 2007

Poluição e degradação dos recursos

A atmosfera não é apenas um produto biológico mas, mais provavelmente, uma construção biológica: não viva, mas como a pele de um gato, as penas de uma ave ou o revestimento do ninho de uma vespa, um prolongamento de um sistema vivo criado para manter um determinado meio envolvente. Pequenos desvios na concentração dos gases podem ter efeitos catastróficos.





Poluição dos solos



A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, hà natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola.



Aterros sanitários


Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros. Nestes lugares todo o lixo urbano é depositado, sem qualquer forma de tratamento ou reciclagem.








Compostagem


Conjunto de técnicas aplicado para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).









Incineração


A incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado.
Certos resíduos, no entanto, liberam gases tóxicos aos serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais – o que torna o processo mais caro.




Reciclagem


A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.

3 Comments:

  • At 5:25 da tarde, Blogger Piu-Piu said…

    Olá vc pode me explicar uma coisa esse título é Degradação ou
    Degradação e poluição do solo a minha pergunta é se é junto ou separado!!!!! me responda logo porque é pra amanhã!!!!!!!

     
  • At 8:44 da tarde, Blogger Unknown said…

    Seria Degradação e Poluição do solo,pois toda poluição é uma forma de degradação ,mas nem toda degradação é uma poluição.

     
  • At 9:07 da tarde, Blogger diou said…

    Suas imagens estão quebradas

     

Enviar um comentário

<< Home