Biologia

segunda-feira, junho 04, 2007

Exploração das potencialidades da Biosfera

Existem, actualmente, no mundo, aproximadamente, seis mil milhões de pessoas, um número mais do que ameaçador para o equilibrio da Biosfera. Nos últimos 300 anos, a taxa de natalidade estabilizou e a taxa de mortalidade diminuiu; este decréscimo pode ser facilmente explicado pelo melhoramento das condições sanitárias, higiene e desenvolvimento das técnicas da Medicina humana. A implicção é óbvia: um crescimento mundial de cerca de 1,4%. Ainda que este valor possa parecer pequeno, é o suficiente para que, ao fim de 39 anos, a população mundial duplique.
Estima-se que, durante este século, o número de habitantes no planeta possa atingir os 20 mil milhões.
Com os factos apresentados surge o desafio: teremos capacidade para produzir alimentos para tanta gente?
Os economistas dizem que o problema não é tão preocupante, uma vez que a produção mundial de alimentos aumentou cerca de 2,6 vezes desde 1950, ultrapassando o crescimento anual da população mundial.




Agricultura e Biodiversidade

Os agricultores que se comprometam, por um período mínimo de cinco anos, a adoptar técnicas agrícolas compatíveis com o ambiente que vão para além das boas práticas agrícolas habituais recebem em contrapartida pagamentos que compensam os custos adicionais e a perda de rendimento que decorrem da alteração das práticas agrícolas. Constituem exemplos de compromissos abrangidos por regimes agro-ambientais nacionais/regionais:

-a extensificação da agricultura efectuada de modo favorável ao ambiente;
-a gestão de sistemas de pastoreio extensivos;
-a gestão agrícola integrada e a agricultura biológica;
-a preservação da paisagem e de elementos históricos, tais como sebes, valas e bosques;
-a conservação de habitats de elevado valor e da biodiversidade que lhes está associada.